Oficinas de sensibilização contra o bullying

Data: Do 20/05 ao 07/11/2019

Descrição: Dentro do projeto para sensibilização contra o bullying escolar, os alunos do 5o ano do Fund I participaram de workshops de improvisação teatral animados por Clara Amsellem et France Hasson, duas mães atrizes e voluntárias.
Na primeira sessão, as mães voluntárias trabalharam com toda a classe para mostrar aos alunos como é o treinamento de um ator. No cardápio, exercícios de concentração, imaginação, escuta, trabalho individual ou em grupo.
O objetivo da segunda sessão, foi permitir aos alunos, separados em dois grupos, que fizessem improvisações de situações de bullying escolar, revezando o papel do agressor, da vitima ou da testemunha.
Para o debriefing final, uma mãe psicologa, Evelyse de Freitas Clausse, ajudou os alunos a tirarem conclusões sobre esse trabalho e a imaginarem juntos soluções para evitar que o bullying se instale. No dia de luta contra o bullying, dia 07/11, cada aluno de CM2 entregou esta carta para um adulto de sua escolha, pedindo para serem acolhidos e escutados se procurados por eles.
No dia 5 de novembro, os pais de alunos puderam se ensaiar à improvisação e conversar sobre o tema num encontro que contou com a presença das mães voluntarias, da equipe pedagógica e da Mme Bourdillat, diretora da Ed Infantil e Fund I.

Meios:Três mães voluntárias para liderar os workshops e os professores de CM2.

Público:Alunos do 5o ano do Fund I

Organização:Equipe pedagógica do Lycée Pasteur e a comissão CESC da APE