Perguntas e Respostas

O que é a APE? O que significa a sigla APE?

São as iniciais de Associação de Pais de Alunos (Élèves). No Lycée Pasteur temos uma única associação de pais de alunos. Na França, essas associações se organizam por afinidades ideológicas pode haver várias em um mesmo estabelecimento.

A APE do Lycée Pasteur foi criada por um grupo de pais de alunos da escola. Ela é filiada à FAPEE – Fédération Française des Associations de Parents d’Élèves – a federação das associações de pais de alunos das escolas francesas fora da França.

Quais são os objetivos da APE do Lycée Pasteur?

A Associação de Pais de Alunos do Lycée Pasteur de São Paulo tem por objetivo principal facilitar e reforçar as relações e a comunicação entre pais, administração e pessoal do Lycée para o bem-estar de nossos filhos.

O que faz a APE?

  • Acolhemos e ficamos à escuta dos pais de alunos.
  • Representamos os pais de alunos participando dos diferentes Conselhos que regem a vida do Lycée Pasteur e os mantemos informados sobre o cotidiano da escola via:
    • nossas publicações sobre un tema específico, chamadas ZOOM
    • nossa newsletter semanal para os membros da APE
  • Trabalhamos em diversos projetos por meio de nossas comissões. Clique no link para conhecer todas as comissões bem como os projetos de cada uma. Veja as comissões.
  • Promovemos palestras ao longo do ano.
  • Organizamos em parceria com o Lycée Pasteur vários eventos durante todo o ano letivo.

Quem trabalha na APE?

A associação é animada unicamente por pais voluntários. Venha juntar-se a nós e trabalhar em nossas diversas comissões. Precisamos de seus talentos. Escreva para nós: [email protected].

Existe um escritório da APE no Lycée?

Sim. Ele está situado no térreo da unidade Vergueiro do Lycée Pasteur, no corredor que fica ao lado da sala Aquarium no hall de entrada do Lycée. Nosso escritório abre somente durante os plantões. Para informações sobre os horários, enviem um e-mail para [email protected]

A adesão é paga?

Sim. Desde 2017, o valor é de R$ 130 por família.

Por que a adesão é paga?

Sua contribuição participa do financiamento de diversos empreendimentos educativos e culturais do Lycée e permite a realização de projetos importantes, como o “Bem-estar e meio ambiente no Lycée” e “Tecnologia digital”. A cotização cobre também as despesas de funcionamento da Associação (internet, contabilidade, criação e manutenção do site web) e financia uma parte da impressão do Livro do Ano.

Como aderir?

Você se associa online para o ano letivo, após preencher o formulário de adesão e quitar a cotização anual, disponível ao clicar no link Formulário de Adesão. Caso encontre dificuldade, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou venha nos encontrar durante nossos plantões no Lycée.

Por que aderir à APE?

A APE do Lycée Pasteur é acima de tudo um compromisso de apoiar nossos filhos. Para você, pai ou mãe de aluno, é a possibilidade de se beneficiar de uma rede de pais de alunos que se preocupam em compartilhar e trocar; de ser assessorado por uma estrutura extremamente atenta a seus associados e muito ágil; de se manter informado sobre a vida no Lycée. Pois a união faz a força. Juntos, teremos sempre mais peso e seremos mais ouvidos pela administração.

Tenho que aderir à APE?

Não é uma obrigação, no entanto nós precisamos de seu apoio.
Ao aderir, você estará informado sobre a vida no Lycée Pasteur, receberá gratuitamente o Livro do Ano, integrará a grande família dos pais de alunos do Lycée Pasteur.
Para mais informações, escreva para: [email protected]